Modo competitivo / Competitive type

regras do jogo

Modo competitivo

Objetivo: No modo competitivo, o objetivo do jogo é construir uma história descartando as cartas recebidas.
1. Organizam-se as 76 cartas nos dois baralhos, A e B;
2. O Mestre do jogo distribui por cada jogador uma carta do baralho B e mais 6 cartas do baralho A;
3. O primeiro contador cria uma história com as cartas que tem na mão, expondo-as sequencialmente sobre a área de jogo, à medida que forem mencionadas. Não pode descartar mais do que uma carta na mesma frase e deve tentar conduzir a sua narrativa de forma fluida;
4. O(s) outro(s) jogador(es) aguarda(m) uma oportunidade para “interromper” o contador e continuar a história;
5. O contador pode suspender a sua história nas seguintes situações: (a) é interrompido por outro jogador, que quer tomar o lugar de contador; (b) decide passar a vez, dizendo “passo”; (c) hesita mais de 20 segundos na sua narrativa;
6. Se o contador é interrompido por outro jogador ou deixa passar mais de 20 segundos sem dizer nada, bisca uma carta do baralho A;
7. Quem descarta primeiro a sua última carta, a de desenlace, ganha.
A arte de interromper o contador:
Um jogador pode interromper um contador, dizendo “Agora sou eu!” e jogando uma carta da mesma categoria de cartas que foi jogada imediatamente antes, ou relacionada com um elemento da história mencionado pelo anterior contador, ainda que de outra categoria de cartas. Em qualquer dos casos, deve ter a aprovação do Mestre do jogo.
Exemplo: um contador diz a frase “E assim decidiram viajar pelo mar fora”, jogando a carta de Acontecimento Viajar. Um outro jogador pode ganhar a vez e passar a contador, jogando a carta de Lugar Mar, se a tiver, continuando a história.


Competitive type

Objective: To build stories and discard the cards received.
1 – The 76 cards are organised into the two decks, A and B;
2 -The Game Master distributes a card from deck B and 6 cards from deck A to each player;
3 – The first storyteller weaves a story with the cards in hand, showing them sequentially on the playing area as they are mentioned. The storyteller may not discard more than one card in the same sentence and must try to convey the narrative in flowing way;
4 – The other player(s) wait for an opportunity to “interrupt” the storyteller and earn the right to continue the story;
5 – The storyteller may break off telling the story in the following situations: (a) when interrupted by another player who wants to take the storyteller’s place; (b) when deciding to pass on his/her turn, saying “pass”; (c) when hesitating more than 15 seconds in his/her narrative;
6 -If the storyteller is interrupted by another player or is silent more than 15 seconds, the storyteller draws a card from deck A;
7 – The first player to discard the last card, the ending card, wins.
The art of interrupting the storyteller:
Any player may interrupt a storyteller by saying “Now it’s me!” and playing a card of the same card category played immediately before, or one related to an element of the story mentioned by the previous storyteller, from yet another card category. In both cases, this needs the approval of the Game Master.
Example: the storyteller says “And so they decided to travel across the sea”, playing the Event card travelling. Another player can win the turn and become the new storyteller, playing the Place card sea and continuing the story, incorporating that word.